Nunca gostei tanto do Leste Europeu

Sirakov em ação na Copa 94

Sirakov em ação na Copa 94

Nos últimos dias o UOL Esporte publicou notícias que me fizeram rememorar a Copa 94, em especial duas seleções que encantaram meus olhos naquele mundial: Bulgária e Romênia.

O primeiro texto sobre um dos países do leste europeu versava a respeito da necessidade de a seleção búlgara fabricar um novo Emil Kostadinov – herói em Paris que classificou a Bulgária para a Copa dos Estados Unidos com dois gols em uma virada sensacional sobre a França no Parc des Princes.

Pois bem, a referida matéria trazia aspas de Nasko Sirakov, atacante que usou a camisa 10 na Copa dos EUA e que hoje é diretor esportivo da seleção de seu país.

O problema é que a reportagem afirmou, inicialmente, que Sirakov era zagueiro da Bulgária. Este blogueiro, então, escreveu para o site informando a respeito do equívoco. O UOL corrigiu.

Já uma notícia que trazia a vitória do Sevilla sobre o Unirea, atual campeão da Romênia, me fez lembrar da atuação da seleção balcânica naquele já longínquo mundial (como 15 anos passam rápido). O fato é que o time espanhol venceu por 2 x 0 a equipe treinada pelo ex-lateral-direito Dan Vasile Petrescu, capitão romeno naqueles jogos disputados sob o verão da Califórnia.

Nem Sirakov nem Petrescu são os meus jogadores favoritos, mas falar sobre eles foi uma forma de realizar uma boa inauguração deste espaço. É bom lembrar daqueles jogadores, que pouca gente sabe quem foi, mas permanecem em nossas memórias até hoje.

PS1 – Sirakov fez um gol contra a Argentina de Maradona no último jogo da primeira fase do Grupo D daquela Copa. A Bulgária venceu por 2×0 e terminaria na quarta colocação do mundial.

PS2 – Dan Vasile Petrescu fez o gol da vitória da Romênia sobre os EUA em jogo válido ainda pela primeira fase. A seleção de Hagi e Raducioiu foi eliminada nas quartas-de-final daquela Copa. Petrescu  foi o lateral-direito titular do meu time de botão durante muito tempo.

Petrescu (camisa 2) comemorando gol marcado contra os EUA

Petrescu (camisa 2) comemorando gol marcado contra os EUA

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Nunca gostei tanto do Leste Europeu”

  1. fatima Says:

    Bom ver o que voce escreve .
    Go ahead


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: