Fontaine e os 13 gols que abalaram o mundo

Just Fontaine

Just Fontaine

É marroquino o jogador que mais fez gols em uma Copa do Mundo. Naturalizado francês, Just Fontaine até hoje detém tal recorde, estabelecido na Copa de 1958, ao marcar 13 vezes. O jogador, nascido em Marrakech, passou a atuar no futebol da França a partir de 1953. Já naquele ano naturalizou-se e passou a defender a seleção azul.

Em todas as Copas, somente Ronaldo (15 gols em quatro Copas) e Gerd Muller (14 em duas) superam a quantidade de gols de Just Fontaine. Em um só Mundial, quem que mais se aproxima é o húngaro Kocsis, que fez 11 gols em 1954.

Justo também é dono de outra particularidade na história dos Mundiais. Ao lado de Gighia (1950) e Jairzinho (1970), ele é o único jogador a marcar gols em todas as partidas disputadas numa só Copa.

Foram seis os jogos disputados por Fontaine em 1958. Média superior a dois gols por jogo. Integrando uma linha de frente formada por Kopa, Piantoni, o artilheiro começou a balançar as redes contra o Paraguai. Foram três na vitória por 7×3. Anotou mais dois na derrota por 3×2 para a Iugoslávia e um no triunfo de 2×1 em cima da Escócia. Seis gols apenas na primeira fase.

Nas quartas-de-final foram dois nos 4×0 sobre a Irlanda do Norte. Nas semifinais diante do Brasi, no entanto, Fontaine pouco pôde fazer. Marcou um gol, mas sua Seleção sucumbiu à maestria do Brasil, que se sagraria Campeão Mundial pela primeira vez. Vavá, Didi e Pelé (com três gols), fizeram com que a França se contentasse apenas com a disputa do terceiro lugar.

Fontaine marca mais um em 1958: 13 gols na única Copa que jogou

Fontaine marca mais um em 1958: 13 gols na única Copa que jogou

Não foi de todo ruim para Fontaine. O artilheiro marcou quatro vezes diante da Alemanha Ocidental (placar final 6×3) e chegou aos 13 gols em uma só Copa. Dois anos depois ele sofreu uma fratura na perna, o que abreviou a sua carreira nos gramados.

Em 2008, a Federação Francesa de Futebol elegeu o seu melhor jogador nos últimos 50 anos. Mesmo tendo um histórico de craques como Zidane e Platini, Fontaine foi agraciado com o prêmio. Palmas para Justo.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: