Briga e gols em Berna

Nílton Santos é expulso de campo contra a Hungria

Nílton Santos é expulso contra a Hungria

A Batalha de Berna. Assim ficou conhecida a partida válida pelas quartas-de-final da Copa de 1954, na qual a Hungria venceu o Brasil por 4×2 e mandou nossa Seleção mais cedo pra casa. O time húngaro, sensação do Mundial da Suíça, acabaria como vice-campeão, perdendo para a Alemanha na final.

Era indiscutível a qualidade da Hungria. Na partida contra o Brasil, logo aos sete minutos, já vencia por 2×0 – gols de Hidegkuti e Kocsis. O Brasil conseguiu diminuir aos 18, com Djalma Santos cobrando pênalti.

Na volta do segundo tempo, novamente os húngaros colocaram dois gols de diferença no placar, com Lantos, também de pênalti. O ponta direita Julinho Botelho diminuiu outra vez para o Brasil, aos 20. E aí a pancadaria começou.

Nilton Santos, o gentleman, que mais tarde se tornaria a Enciclopédia do Futebol, estranhou-se com Bozsik e foram expulsos. Minutos mais tarde o atacante Humberto Tozzi agrediu Lorant e também foi mandado para o chuveiro. Ainda deu tempo para Kocsis, artilheiro daquele mundial, marcar mais um, no finalzinho.

Terminada a partida, mais confusão nos vestiários. O craque Puskas, que não havia jogado por estar contundido, acertou uma garrafada na cabeça do zagueiro Pinheiro. Até o técnico brasileiro Zezé Moreira entrou na dança e foi flagrado, com uma chuteira na mão como arma, desferindo o golpe em um adversário. A foto foi tirada pelo jornalista Armando Nogueira.

“A foto, publicada no Brasil pelo Diário Carioca, me renderia alguns trocados. Vendi cópias a diversas revistas nacionais e estrangeiras. Em compensação, custou uma boa amizade. Nunca mais Zezé Moreira foi o mesmo comigo”, escreveu Nogueira no livro A Copa que Ninguém Viu e a Que Não Queremos Lembrar.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: