Na balada do Mago de Osijek

sukeeer

Davor Suker foi artilheiro com seis gols no Mundial da França

Tudo bem, Suker era um jogador famoso antes da Copa de 1998 . Atacante do Real Madrid, ele acabara de sagrar-se campeão da Champions League e era um dos líderes da Seleção Croata que debutaria em Mundiais nos gramados franceses.

O que pouca gente esperava era que Suker terminasse como artilheiro máximo da Copa do Mundo. Não pela falta de qualidade dele, mas devido à abundância de outros jogadores mais badalados no Mundial da França: o brasileiro Ronaldo, o argentino Batistuta, o búlgaro Stoichkov, o espanhol Raúl, o alemão Klinsmann e o iugoslavo Mijatović, entre outros.

Davor Suker tinha 31 anos em 1998. Nascido em Osijek, antiga Iugoslávia, foi até convocado pela seleção do seu então país para a Copa de 1990, na Itália, mas nem entrou em campo. Oito anos depois, na França, o dono de um potente chute de pé esquerdo balançou as redes seis vezes.

Na primeira partida, contra a Jamaica, anotou o gol que sacramentou a vitória de sua seleção por 3×1. Em seguida, novo tento contra o Japão no triunfo por 1×0. Com os resultados, a Croácia passou da fase de grupos do Mundial. E o mata-mata se mostraria bastante proveitoso para Suker.

Ele marcou um gol em cada um dos quatro jogos que os croatas ainda fariam naquela Copa. Contra a Romênia, nas oitavas, garantiu a classificação cobrando um pênalti, ainda no primeiro tempo. Nas quartas-de-final, o jogo mais memorável da história do futebol croata. Um 3×0 acachapante, que pôs a poderosa Alemanha fora da disputa. Suker marcou o terceiro.

Na semifinal contra os donos da casa, a Croácia continuou a surpreender e abriu o placar em pleno Stade de France com Suker. No entanto, veio o segundo tempo e um inspirado Thuram virou o jogo, colocando os anfitriões na final.

Na decisão do terceiro lugar, Suker tinha a oportunidade de desempatar a disputa pela artilharia com Batistuta e o italiano Vieri – todos haviam marcado cinco vezes. E o gol que deu a terceira colocação à Croácia foi dele, Suker. Vitória por 2×1 e artilharia garantida para o Sukerman.

suker

Croata comemora a artilharia isolada da Copa de 98

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Na balada do Mago de Osijek”

  1. Armando Says:

    Bonita matéria parabens.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: