Uma zebra asiática na Copa de 66

dooik

Pôster comemorativo da vitória norte-coreana sobre a Itália em 1966

Em 1966 a Coreia do Norte surpreendeu o mundo da bola em sua participação na Copa do Mundo realizada na Inglaterra. Eliminou ninguém menos que a então bicampeã Itália e fez um jogo de quartas-de-final surpreendente contra a forte seleção de Portugal.

O período em que a seleção asiática surpreendeu a todos durou quatro dias – de 19 a 23 de julho – exatamente o intervalo entre as duas partidas já citadas. Anteriormente, nos dois jogos disputados no Mundial, a Coreia do Norte não havia feito algo digno de registro.

Perdeu por 3×0 para a União Soviética, na estreia, e em seguida empatou com o Chile por 1×1 (gol de Pak Seung-Zin). No terceiro jogo enfrentaria a Itália, que precisava apenas do empate para se classificar à fase subsequente.

Ninguém apostaria uma ficha nos norte-coreanos. Mas não é que eles venceram a Azurra? Ainda no primeiro tempo Pak Doo-Ik marcou o gol de uma das maiores zebras da história do futebol. A partida, realizada no estádio Ayresome Park, em Middlesbrough, terminou em 1×0 para a Coreia, que avançava às quartas-de-final da Copa do Mundo.

O próximo embate seria contra a Seleção Portuguesa, de Eusébio – havia eliminado ninguém menos que o Brasil. Acredite se quiser: aos 24 minutos a Coreia já vencia por 3×0.

Os portugueses, no entanto, não permitiram que a zebra galopasse no Goodison Park, em Liverpool. A reação foi rápida e com direito a show particular de Eusébio, que terminaria como artilheiro daquela Copa. O Pantera Negra marcou quatro gols entre os 27 minutos do primeiro tempo e os 14 do segundo para virar o jogo. José Augusto, aos 34, ainda marcaria mais um.

Era o fim do brilho meteórico da Coreia do Norte. Naquela Copa, pois em todos os livros de história do futebol, o feito de Pak Doo-Ik e sua trupe merece lugar de destaque.

Pak Doo-Ik chuta para entrar para a História

Pak Doo-Ik chuta para fazer História

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: