Jogo entre vizinhos de Muro

90minutenJá que neste mês de novembro se lembra o aniversário dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, o blog resolveu falar sobre a Copa de 1974, disputada em terras alemãs. Mais precisamente sobre a partida entre Alemanha Ocidental (Bundesrepublik Deutschland – BRD) e Alemanha Oriental (Deutsche Demokratische Republik – DDR).

Foi a única participação da DDR em Copas. Os três títulos germânicos (1954, 1974 e 1990) foram conquistados pela BRD antes da reunificação, consolidada em outubro de 1990. Mais tarde, a FIFA decidiu juntar também as taças, consideradas da Seleção Alemã.

O curioso é que as duas equipes caíram no mesmo grupo da primeira fase. Na estreia, ambas as equipes venceram. A BRD bateu o Chile por 1×0, enquanto a DDR superou a Austrália por 2×0. Na segunda rodada, a Alemanha Ocidental fez 3×0 na Austrália, enquanto a Oriental ficou no 1×1 com o Chile.

Veio então o esperado confronto, no dia 22 de junho, em Hamburgo. Reza a lenda que os já classificados ocidentais não se esforçaram muito na partida contra os vizinhos de muro, pois queriam evitar um confronto contra o Brasil na fase subsequente.

Mas o que ficou pra história foi o triunfo da DDR, que jogava de azul. Jürgen Sparwasser marcou o gol da vitória de 1×0, aos 32 do segundo tempo. A Alemanha Oriental caiu num grupo com Argentina Brasil e Holanda, que chegaria à final.

Já a BRD, guiada por Franz Beckenbauer, enfrentou Polônia, Suécia e Iugoslávia no caminho para a decisão, na qual bateu a Laranja Mecânica, sensação daquela Copa.

brdddr

Os capitães Franz Beckenbauer e Bernd Bransch se cumprimentam antes do confronto histórico

Ficha do Jogo

Alemanha Oriental: Croy; Kurbjuweit, Bransch, Weise, Kreische; Wätzlich, Kische, Lauck; Irmscher (Hamann), Sparwasser, Hoffmann. Técnico: Georg Buschner.

Alemanha Ocidental: Maier; Vogts, Schwarzenbeck (Hoettges), Beckenbauer, Breitner; Cullmann, Overath (Netzer), Hoeness; Grabowski, Gerd Müller, Flohe. Técnico: Helmut Schön.

Local: Volksparkstadion, em Hamburgo
Árbitro: Ramon Barreto (URU)
Auxiliares: Luis Pestarino (ARG) e Armando Marques (BRA)
Cartões Amarelos: Kreische, Sparwasser e Croy (DDR)
Público: 60.350
Gol: Jürgen Sparwasser (DDR) 32min do 2º tempo

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: