Comemoração unificada

O muro já havia caído há alguns meses, mas a Alemanha continuava dividida entre os lados Ocidental e Oriental. Chegava então junho de 1990, e a Alemanha Ocidental começava a disputar a Copa do Mundo da Itália.

O forte time, que tinha como destaques o meio-campista Lothar Matthaus e o atacante Jurgen Klinsmann, mostrou-se eficiente já na primeira fase, ao golear Iugoslávia e Emirados Árabes no Grupo D. Na última partida, já classificada, empatou com a Colômbia por 1×1.

Veio o jogo das oitavas-de-final, entre Alemanha Ocidental e Holanda, no estádio San Siro, em Milão. Os alemães Brehme, Matthaus e Klinsmann defendiam a Internazionale de Milão, enquanto os holandeses Rijkaard, Gullit e Van Basten jogavam no Milan – acostumados à rivalidade no Campeonato Italiano, levaram toda a tensão para o jogo da Copa do Mundo. Rijkaard cuspiu no alemão Völler e ambos foram expulsos, ainda no primeiro tempo. A Alemanha venceu por 2×1 e avançou às quartas.

O holandês Rijkaard cospe no alemão Völler: ambos foram expulsos

A essa altura as duas Alemanhas já se sentiam uma só, e o sentimento de reunificação ia aflorando cada vez mais. A BRD passou por Tchecoslováquia nas quartas, Inglaterra nas semifinais e superou a Argentina na grande decisão, no Estádio Olímpico de Roma. Brehme, de pênalti, marcou o gol da vitória por 1×0, em 8 de julho. Os dois lados comemoraram.

Depois de pouco menos de três meses, em 3 de outubro, o território da Alemanha Oriental foi incorporado à Alemanha Ocidental. Não que o futebol tenha sido fator determinante na reunificação, mas foi responsável por uma união de bons sentimentos naqueles meses de junho e julho de 1990.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: