O único estádio do Nordeste do Brasil a sediar um jogo de Copa do Mundo

Em 2010, a Copa do Mundo será o centro das atenções. Neste ano que se inicia, todos estarão voltados para o maior evento esportivo do planeta. Por isso, o Offside conta a história da única partida de Copa do Mundo realizada em um estádio do Nordeste do Brasil: Chile 5 x 2 Estados Unidos, em 1950. O local? Ilha do Retiro.

Preparativos finais na Ilha para a Copa de 50

A partida, que é um marco da história de Pernambuco e do Nordeste, aconteceu em 2 de julho daquele ano. O embate era válido pelo Grupo B da Copa, que ainda contava com a Espanha e a Inglaterra – que três dias antes havia sido derrotada pelos norte-americanos por 1×0, em uma das maiores zebras da história dos mundiais.

A tribuna de Honra da Ilha recebeu ninguém menos que Jules Rimet, então presidente da Fifa e que dava nome à taça de campeão até a Copa de 1970. O Chile saiu na frente e fez 2×0 no primeiro tempo, com gols de Robledo, aos 20, e Cremaschi aos 30, mas os Estados Unidos chegaram a empatar no início do segundo tempo, com gols-relâmpagos de Pariani e E. Souza.

Então, o Chile voltou a pressionar e conseguiu a vitória por um placar elástico, através de Prieto e Cremaschi, o artilheiro da partida, que marcou mais duas vezes e deu números finais ao jogo histórico realizado no Estádio da Ilha do Retiro. 

Ficha do Jogo
Chile 5 x 2 Estados Unidos
IV Copa do Mundo de Futebol – Grupo B
Estádio da Ilha do Retiro – 02/07/1950

Chile: Livingstone; Machuca e Alvarez; Farias, Busquet e Rojas; Prieto, Cremaschi, Robledo, Riera e Ibañez. Técnico: Arturo Bucciardi.

Estados Unidos: Borghi; Keough e Maca; McIlvenny, Colombo e Bahr; Wallace, J.Souza, Gaetjens, Pariani, E.Souza. Técnico: William Jeffrey.

Árbitro: Mario Gardelli (Brasil), auxiliado por Alfredo Alvarez (Bolívia) e Mario Heyn (Peru).

Público: 8.501 Renda: 290 mil Cruzados 

Gols: Robledo aos 20 e Cremaschi, aos 30 minutos do primeiro tempo; Pariani a um minuto, E. Souza aos quatro, Cremaschi aos nove, Prieto aos 14 e Cremaschi aos 44 minutos do segundo tempo.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: